segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Triathlon limpo: Diga NÃO ao vácuo ilegal!

O Triathlon sempre foi um esporte de superação e rompimento dos limites. Seja no Triathlon com vácuo ou no Triathlon sem vácuo, o cumprimento das regras, o respeito ao próximo e o espírito esportivo sempre foram parte da ética dos triatletas. Infelizmente, nas provas nas quais o vácuo não é permitido, as regras tem sido deixadas de lado, seja por atletas amadores e da elite que insistem em quebrá-la, sem a punição por  parte de fiscais mal preparados ou coniventes que permitem que isso aconteça.

Se observarmos o conceito de doping da Agência Mundial Antidoping (WADA) observamos que um tipo de doping é o comportamento injusto (unfair) e é exatamente aí que o vácuo ilegal se encaixa.  Além de distorcer resultados e frustrar expectativas, sua prática indiscriminada fere um dos objetivos centrais do esporte,a  construção de indivíduos íntegros e corretos.

O que nos preocupa ainda mais são as proporções que esse problema tem atingido. Desde provas pequenas a grandes competições de longa distância isso tem ocorrido. Da mesma forma, de iniciantes a profissionais se entregam ao ganho fácil do vácuo ilegal, enquanto outros se esforçam muito mais. Isso não é justo e pode ser muito perigoso.
Provas com vácuo são realizadas com equipamentos adequados para tanto, já as provas sem vácuo costumam permitir qualquer tipo de equipamento. Logo, o vácuo com equipamentos inadequados coloca em risco a integridade física dos competidores, o que é inaceitável.

Que fique bem claro também nossa posição de que não há absolutamente nada de errado em andar no vácuo nas provas permitidas e que essas provas são tão belas e importantes quanto as provas sem vácuo, cada uma à sua maneira.
O vácuo ilegal não só impacta os atletas, mas como pode fazer com que os praticantes de nosso esporte diminuam drasticamente, desanimados pela falta de respeito a regras. Já convivemos com muito desrespeito em nossas vidas e não podemos deixar que isso contamine o esporte, pois aí perde-se a essência, a chama, a razão pela qual "competimos" e não "lutamos".

Cabe a todos os envolvidos com o Triathlon zelarem pelo cumprimento das regras: atletas, organizadores, árbitros, público e todos os demais que possam contribuir. Dessa forma, todos que apóiam esse manifesto se comprometem a:

- Criar mais provas com percursos desafiadores, que inibam o vácuo ilegal;

- Adotar uma postura de tolerância zero, seja do ponto de vista do número de punições, seja do ponto de vista de sua severidade ;

- Denunciar, relatar e indicar comportamentos flagrantemente contrários à ética esportiva no que se refere ao vácuo ilegal;

- Colaborar para o desenvolvimento de controles e tecnologias para o controle do vácuo ilegal;

- Agir honestamente e eticamente nas provas sem vácuo legal;

- Reforçar os valores, a ética e os princípios do esporte no Triathlon;

- Trabalhar para conscientização dos envolvidos com o Triathlon para a questão do vácuo ilegal e seus efeitos sobre o esporte.


Fonte: MUNDO TRI http://bit.ly/9HBYGW

Um comentário:

  1. Oi, Alessandra.
    Adorei o manifesto contra o vácuo ilegal. Como você mencionou, é equivalente ao doping e, na minha opinião, às puxadas de camisa no futebol (do qual desisti depois da última copa cheia de falhas de arbitragem).
    Sou diretor de um evento multiesportivo (multiathlon.com) no qual há proibição de vácuo em provas de ciclismo, canoagem e natação, por exemplo.
    Bom esporte,
    Cézar Freitas

    ResponderExcluir